Aula 20/03 - 6º ano

Professor(a): Dani Schüller

Ensino Fundamental filosofia 6º ano

Nome: ________________________________________Data: ___/____/____


Aula: 20/03/2020

Aristóteles e a felicidade

Para Aristóteles, o mais proeminente dos filósofos metafísicos, a felicidade é o maior desejo dos seres humanos. Do seu ponto de vista, a melhor forma de conseguir ser feliz é através das virtudes. Cultive as boas virtudes e alcançará a felicidade. Segundo ele, a felicidade é um estilo de vida: o ser humano precisa exercitar constantemente o melhor que tem dentro dele. É preciso cultivar também a prudência de caráter e ter um bom “daimon” (boa sorte), para alcançar a felicidade plena. Por isso, a sua tese é conhecida como “eudaimonia”.

Epicuro e a felicidade hedonista

Epicuro era um filósofo grego que teve muitas contradições com os filósofos metafísicos. A diferença entre eles é que ele não acreditava que a felicidade provinha somente do mundo espiritual, mas também tinha muito a ver com as dimensões terrenas. Ele fundou a “Escola da Felicidade” e a partir dela chegou a conclusões muito interessantes. Ele postulou o princípio de que o equilíbrio e a temperança davam origem à felicidade. Essa abordagem se reflete em uma das suas grandes máximas: “Nada é suficiente para quem o suficiente é pouco”. Ele acreditava que o amor, ao contrário da amizade, não tinha muito a ver com a felicidade. Insistia na ideia de que não devemos trabalhar para adquirir bens materiais, mas por amor pelo que fazemos.


PARA PENSAR E REFLETIR: Quando a felicidade, enfim, bate na tua porta é bom você abrir. Uma tirinha de Mafalda conta um causo onde sua mãe lhe dá ordens para não abrir a porta para ninguém. Mafalda, suportavelmente sábia, responde: “mas, mãe, e se for à felicidade?” Se for à felicidade, Mafalda, ela não irá bater.

Agora é com você!

E para você, o que é felicidade? ............................................................................................................

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Vídeo complementar sobre a felicidade segundo MARIO SERGIO CORTELA: O QUE É FELICIDADE?

https://www.youtube.com/watch?v=Lkh0yUvvaYY


FAÇA UMA BREVE PESQUISA SOBRE: ARISTÓTELES

Investigando Aristóteles: Os alunos realizarão uma pesquisa sobre Aristóteles de acordo com os tópicos abaixo. Pesquise aspectos da vida e da obra desse filósofo.

TÓPICOS DE PESQUISA:

Vida

Religião e Arte

Frases de Aristóteles

Linha do tempo

Moral

Obra

Esta pesquisa deverá ser digitada e objetiva sobre o filósofo Aristóteles .

Deverá conter somente a capa para os dados de identificação e o desenvolvimento( que será o assunto desenvolvido).


Data de entrega: E nossa primeira aula após o recesso.


0 visualização