Turma 81 - Filosofia

Aula do dia 19/03/2020

Ler o texto com muita atenção

FILOSOFIA E CIDADANIA

Para pensarmos melhor sobre o assunto analisaremos três textos que tratam sobre os conceitos básicos de filosofia e cidadania:


Texto 1 - Conceito básico de cidadania.

O conceito básico de cidadania é: exercício de direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

Conceitos sobre cidadania também estão relacionados aos países onde as pessoas os exercem. Assim, o tema torna-se relativo e regional, tendo direitos e deveres distintos em cada região.


Texto 2 - Saber filosófico nas escolas e a cidadania

(...) O problema com o saber filosófico nas escolas relaciona-se às condições reais de vida que se tem em nosso país. Se as pessoas vivessem dignamente, grande parte dos problemas educacionais estariam resolvidos, inclusive o que se refere ao acesso à ao saber Filosófico. Porém, a questão da vida digna, como condição de possibilidade do exercício da cidadania, ainda é um problema que a desigualdade social, muito ligada aos valores capitalismo vigente em nosso país, não é capaz de resolver. Ora, sem apropriar-se de bens materiais, simbólicos e sociais o homem e a mulher não se fazem plenamente humanos e tem sua dignidade comprometida, o que lhes coloca numa situação de não-cidadania. Então a Filosofia, bem socialmente produzido, parte do patrimônio que não pode ser tratado como um pertence estritamente pessoal e deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis. Indo além, deve estar ao alcance de todos os cidadãos, uma vez que contribui para a educação que humaniza o indivíduo. Dessa maneira, sob o saber filosófico nenhum preconceito pode abrigar-se. Deve-se condicioná-lo a “pré-requisitos” como os de sua natureza de saber que pode potencializar a liberdade. Ademais, apropriar-se da Filosofia é um direito inalienável de todo indivíduo, muito mais o será dos estudantes da educação básica de nosso país.


Texto 3 – Conceito de Filosofia

Filosofia é uma palavra grega que significa “amor a sabedoria” e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados a existência humana, como o conhecimento, a verdade, os valores morais e estéticos, a mente e a linguagem. O filósofo, então, é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.


Aula do dia 26/03/2020 e 02 de abril 2020


Vídeo complementar sobre o temas que estamos estudando sobre cidadania.


O que é cidadania? https://www.youtube.com/watch?v=xF0JJ-fosys


Querido aluno você deverá refletir e buscar conhecimento sobre o tema CIDADANIA. Para isso haverá algumas questões de reflexão a ser entregue na volta de nossas aulas. Este trabalho terá um valor na avaliação do trimestre. Vocês poderão pesquisar sobre o tema trabalhado por nós nos textos acima.

1. Entendendo que o filósofo é aquele que busca conhecimentos em si e no mundo é possível entender a pratica da cidadania como formação filosófica coletiva? Justifique.

2. Qual a importância do pensar individual e coletivo para a formação da cidadania? Justifique.

3. Apenas os filósofospossuem pleno potencial para agirem como bons cidadãos? Justifique.


Este trabalho deverá ser entregue digitado. A ESCOLA estará aberta caso precise realizar a pesquisa.

OBS: Lembre-se da nossa conversa que iríamos desenvolver através da escrita para as questões de reflexão.

11 visualizações