PROJETO DE LEITURA

Desde o ano de 2013, o Colégio Santa Luzia movimenta-se em direção a um ensino que promova a apreciação e gosto pela leitura. Uma das ações para que se formem sujeitos leitores é o projeto “Somos o que lemos e como lemos”. Dentro deste projeto maior, desdobram-se outros conforme cada professora,com sua turma, decide. Todos os projetos partem da mesma motivação. Nossa escola enxerga a leitura como transformadora à medida que muda a vida das pessoas – não importa qual livro, não importa qual pessoa.

Para Maria Antonieta Antunes Cunha, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Educação e Doutorado em Letras. Atualmente é Diretora do Livro Leitura e Literatura no MINC.

Com isso, visamos com tais projetos tornar os alunos leitores por gosto, unindo isso às atividades artísticas e criativas.

A Literatura Infantil influi e quer influir em todos os aspectos da educação do aluno. Assim, nas três áreas vitais do homem (atividade, inteligência e afetividade) em que a educação deve promover mudanças de comportamento, a Literatura Infantil tem meios de atuar. (CUNHA, 1974, p. 45)